segunda-feira, 8 de abril de 2013

6º ano - Prova do ano anterior - revisão

Pessoal,

Como a prova do ano passado foi inteira sobre um livro diferente do que vocês estão lendo agora, resolvi pegar os exercícios dela de gramática e colocar também os exercícios da prova de 2011. Mais tarde coloco o gabarito.
Qualquer coisa entrem em contato.

beijos

Jujuba


TEXTO

O ÔNIBUS
Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.

Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.

Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carrega no nome
tanta raiva do mundo.

O quarto desceu
em frente à estátua.
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.

Desceu o último
tranqüilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.
Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim – ufa! –
podia ir ao banheiro.
(Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 1996.)

01. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.

a) Qual é o número de estrofes do poema? 


b) Quantas pessoas havia ao todo no ônibus? 


c) Conclua: qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus? 


02. Retire da 1ª e da 2ª estrofes TODOS os substantivos e dê suas classificações
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Além de nomear os seres, o substantivo também pode ter um papel especial na construção de um texto. Veja como isso ocorre neste poema, de Ronaldo Azeredo:

ruaruaruasol
ruaruasolrua
ruasolruarua
ruaruaruarua

Quais são os substantivos que participam da construção do texto?  


04.Observe a posição da palavra sol em cada uma das linhas do poema.

a) O que ocorre com a palavra sol da primeira à última linha? 

b) Relacione com as fases do dia as alterações espaciais sofridas pela palavra sol. O que sugere o desaparecimento dessa palavra no último verso? 

05.Leia o fragmento abaixo e responda o que se pede.

“ Sem saber o que fazer, resolveu ficar por ali passeando. Perto de uma fonte, encontrou uma moça que o chamou pelo nome.
[...] a jovem era a coisa mais linda que o moço já tinha visto na vida.
- Por favor, disse ele aproximando-se encantado. – Por acaso, sabe onde fica o lugar onde ninguém morre?
A moça sorriu e seu sorriso era simplesmente luminoso”.

a)           Explique por que num primeiro momento o autor utiliza o artigo indefinido para falar da moça e um pouco depois ele passa a utilizar o artigo definido?

b)           Retire desse mesmo trecho uma palavra que seja um adjetivo, mas também pode aparecer em outros contextos como substantivo. 

c)    Agora faça uma frase em que essa mesma palavra seja substantivo. 

06. Dê os coletivos correspondentes aos conjuntos abaixo. 

a)    Conjunto de pessoas, alunos, amigos ___________________________________________
b)    Conjunto de porcos _________________________________________________________
c)    Conjunto de formigas trabalhando _____________________________________________
d)    Conjunto de ilhas __________________________________________________________
e) Conjunto de camelos

Nenhum comentário: