Conforme havíamos combinado, segue abaixo questões para vocês treinarem para PG. No final de tudo tem gabarito. Qualquer problema entrem em contato.
beijos
jujuba
Leia o texto:
"O ideal da máquina esteve sempre presente na história da humanidade. O homem procura inventar aparelhos que facilitem a execução de suas tarefas diárias, ou que permitam a superação de suas limitações. Suas habilidades naturais de força e locomoção são inferiores às de muitos animais. Aceitar que a espécie mais inteligente fique presa ao chão, assistindo a revoadas de pássaros, não é fácil, e os esforços de inventores e cientistas podem ser admirados quando observamos um avião de muitas toneladas desafiar seu peso e decolar."
(Fonte: "A termodinâmica e a invenção das máquinas térmicas", Sérgio Quadros. São Paulo: Scipione, 1996, Coleção Ponto de Apoio)
01.Sintetizando as informações expressas no texto, pode-se afirmar que os seres humanos se tornaram inventores porque
a) não aceitavam que a espécie mais inteligente não voasse.
b) eles não se conformaram com algumas de suas incapacidades e as transformaram em desafios.
c) o ideal da máquina já estava presente desde a origem da espécie humana.
d) suas capacidades eram inferiores à de outros animais.
e) desejavam aumentar, com as máquinas, seu domínio sobre outras espécies animais.
TEXTO PARA A QUESTÃO 2
DA UTILIDADE DOS ANIMAIS
Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca... Todos ajudam.
- Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?
- Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pêlo se fazem perucas bacaninhas. E a carne, dizem que é gostosa.
- Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?
- Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo.
- Ele faz pincel, professora?
- Quem, o texugo? Não, só fornece o pêlo. Para pincel de barba também, que o Arturzinho vai usar quando crescer.
Arturzinho objetou que pretende usar barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade do canguru:
- Bolsas, malas, maletas, tudo isso o couro do canguru dá pra gente. Não falando na carne. Canguru é utilíssimo.
- Vivo, fessora?
- A vicunha, que vocês estão vendo aí, produz... produz é maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pêlo dela preparamos ponchos, mantos, cobertores, etc.
- Depois a gente come a vicunha, né fessora?
- Daniel, não é preciso comer todos os animais. Basta retirar a lã da vicunha, que torna a crescer...
- E a gente torna a cortar? Ela não tem sossego, tadinha.
- Vejam agora como a zebra é camarada. Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete. Também se aproveita a carne, sabem?
- A carne também é listrada? - pergunta que desencadeia riso geral.
- Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria de ser comestível por causa disso. Ah, o pingüim? Este vocês já conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que só serve para brincar? Estão enganados. Vocês devem respeitar o bichinho. O excremento - não sabem o que é? O cocô do pingüim é um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito com a gordura do pingüim...
- A senhora disse que a gente deve respeitar.
- Claro. Mas o óleo é bom.
- Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.
- Pois lucra. O pêlo dá escovas de ótima qualidade.
- E o castor?
- Pois quando voltar a moda do chapéu para homens, o castor vai prestar muito serviço. Aliás, já presta, com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar um bom exemplo.
- Eu, hem?
- Dos chifres do rinoceronte, Belá, você pode encomendar um vaso raro para o living de sua casa. Do couro da girafa, Luís Gabriel pode tirar um escudo de verdade, deixando os pêlos da cauda para Teresa fazer um bracelete genial. A tartaruga-marinha, meu Deus, é de uma utilidade que vocês não calculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-lí-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa... O biguá é engraçado.
- Engraçado, como?
- Apanha peixe pra gente.
- Apanha e entrega, professora?
- Não é bem assim. Você bota um anel no pescoço dele, e o biguá pega o peixe, mas não pode engolir. Então você tira o peixe da goela do biguá.
- Bobo que ele é.
- Não. É útil. Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?
- Entendi. A gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pêlo, o couro e os ossos.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Da utilidade dos animais. In: "Para gostar de ler". 4ed. São Paulo: Ática, 1979. v.4, p. 17-20)
Vocabulário:
texugo - mamífero de corpo atarracado, cauda curta e pêlos rijos que vive em grandes tocas cavadas no solo.
vicunha - mamífero da família dos camelídeos encontrado nos Andes do Peru, Bolívia, Argentina e Chile.
nitrato - elemento químico usado em fertilizantes
living - sala de estar
biguá - ave aquática
bacaninhas (gíria) - bonitinhas, elegantes, simpáticas
02. . No 1º. parágrafo do texto, podemos perceber duas vozes diferentes. A quem elas podem ser atribuídas, na ordem em que aparecem no texto?
a) A um aluno e à professora
b) Ao narrador e ao autor
c) Ao narrador e à professora
d) À professora e ao autor
e) Ao narrador e a um aluno
TRECHO PARA QUESTÂO 03
"O policial recebeu o ladrão A bala. Foi necessário apenas um disparo; o assaltante recebeu A bala na cabeça e morreu na hora."
03.No texto, os vocábulos em destaque são respectivamente:
a) preposição e artigo
b) preposição e preposição
c) artigo e artigo
d) artigo e preposição
e) artigo e pronome indefinido
04.Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:
a) Estou na mesma situação.
b) Neste momento, encerramos nossas transmissões.
c) Daqui não saio.
d) Ando só pela vida.
e) Acordei num lugar estranho.
05.Marque o item em que a análise morfológica da palavra sublinhada não está correta:
a) Ele dirige PERIGOSAMENTE - (advérbio).
b) NADA foi feito para resolver a questão - (pronome indefinido).
c) O CANTAR dos pássaros alegra as manhãs - (verbo).
d) A METADE da classe já chegou - (numeral).
e) Os jovens gostam de CANTAR música moderna - (verbo).
06. Na frase” os cipós que se emaranhavam..." . A palavra sublinhada é:
a)Advérbio
b)Preposição
c)Conjunção
d)Verbo
e)substantivo
07. No trecho - “e usei deles como me pareceram
quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir”,
os vocábulos sublinhados se classificam respectivamente
como:
a) conjunção / advérbio;
b) conjunção / adjetivo;
c) advérbio / adjetivo;
d) preposição / advérbio;
e) preposição / adjetivo.
08.Na oração: “Foram chamados às pressas todos
os vaqueiros da fazenda vizinha”, o núcleo do sujeito
é:
a) todos;
b) fazenda;
c) vizinha
d) vaqueiros;
e) pressas.
GABARITO
1- C
2- B
3- A
4- B
5- C
6- C
7- A
8- D
Nenhum comentário:
Postar um comentário