Unidade São Bernardo
Ensino Fundamental II
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
01. Leia o texto a seguir e depois identifique os advérbios e locuções adverbiais. Não se esqueça de colocar o que eles indicam.
O homem na Lua
O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul do astronauta Neil Amstrong, então com 38 anos, o primeiro homem a descer em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31 (hora de Brasília). O passo foi dado com o pé esquerdo.
Ao pisar na Lua, com o coração batendo 156 vezes por minuto, Neil Amstrong disse a célebre frase: “Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”. Calcula-se que 1,2 bilhão de pessoas acompanharam esse momento pela TV no mundo inteiro.
Neil Amstrong e Edwin “Buzz” Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, fincaram ali uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: “ Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”
(Marcelo Duarte. O guia dos curiosos. São Paulo; Cia das letras, 1995. p.23.)
02. As frases a seguir foram retiradas de pára-choques de caminhão. Leia-as e classifique os advérbios ou locuções adverbiais destacados.
a) “Na vida tudo é passageiro, menos cobrador e motorista”.
b) “Não sou notícia ruim, mas ando muito e depressa”.
03.Complete as frases a seguir com advérbios ou locuções adverbiais, conforme as indicações feitas entre parênteses.
a) Vou viajar ___________________________ (tempo)
b) ___________________ estarei presente no seu aniversário. (afirmação)
c) ______________ vou estudar, mas __________________ podemos ir _________________ (tempo – tempo – lugar)
d) No domingo, __________________ eu vá até sua casa. (dúvida)
04. Conte um fato interessante ocorrido com você. Ao redigir seu texto, empregue pelo menos cinco advérbios ou locuções adverbiais que expressem as seguintes noções: tempo, lugar, modo e intensidade.
05. Substitua os advérbios terminados em –mente nas frases seguintes por locuções adverbiais;
a) Os convidados entraram ruidosamente.
b) João arquitetou tudo friamente.
c) Subitamente, o tempo esfriou.
d) Silvia agia ingenuamente.
06. Transforme as expressões destacadas nas frases seguintes em advérbios terminados em –mente.
a) Fez tudo com prazer.
b) Não haverá de que se queixar, com certeza.
c) Cumprimentou a todos sem distinção.
d) Andava por acaso por ali.
e) Exponha seus projetos com nitidez.
07. Complete as frases abaixo com mal ou mau.
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o ......................... .
08. Complete as frases abaixo com meio (variável ou invariável)
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.
b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.
d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã.
f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada.
h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos.
j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos.
m) A professora parece......................desconfiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário