quinta-feira, 23 de junho de 2011

6º ano - Correção de exercícios

Pessoal, como havíamos combinado, segue abaixo a correção dos exercícios sobre numeral e da atividade complementar. Os alunos da 6P3 já possuem esta correção e pretendo corrigir na 3ª feira, 28/06, os mesmos exercícios na 6P1. Já na 6P5, como a prova cai na nossa aula e não teremos mais aulas antes da prova, então, OBRIGATORIAMENTE, é preciso conferir o gabarito abaixo.
Alunos da 6P1, se quiserem conferir, também podem e podemos, na 3ª feira, apenas tirar dúvidas que restem.
É isso. Qualquer dúvida ou problema, mandem mensagens.
Bom feriado a todos e bons estudos!
beijos
Jujuba

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS
NUMERAL – PÁGINAS 68 A 70


01.
NUMERAIS SUBSTANTIVOS
Oitocentos e quinze soldados
Cinquenta/vinte e oito CDs
Cento e Três quilômetros
Três/uma xícaras/ lata
Duas/uma/doze/uma metade/(laranja)/[destas] (laranjas)/ dúzia

02. a) quadragésima nona
b) quinquagésima sexta
c) quingentésimo
d) nongentésimo décimo primeiro

03. a) sétimo andar
b) sexto andar
c) décimo andar
d) décimo quinto andar

04. três quartos

05. a) um = numeral cardinal
Dois = numeral cardinal
Dobro = numeral multiplicativo
Nona = numeral fracionário (* note que nono seria classificado como numeral ordinal, mas como aparece nona parte, classificamos, então, como numeral fracionário)

b) um terço = numeral fracionário
dez = numeral cardinal

EM CASA
01. a) Trezentas
b) Seiscentos
c) Sessenta
d) Dezesseis

02. a) septuagésimo aniversário
b) seiscentésimo terceiro
c) trecentésimo lugar

03. a) “[...] o número um é um só, com um zero adiante, ele decuplica, passa a ser dez; dois zeros, ele centuplica; três, ele milifica.”
b) “ O um, com um zero na frente, é um décimo; com dois zeros na frente, é um centésimo, etc. e tal.”

04. a) cinco vezes mais
b) sete filhotes
c) cem rosas

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – PÁGINA 92

01. a) Passeia/ acaba/vê/dá/faz/pergunta/ está.
b) tem/ choca/carrega/vão/empurra/esbarra/derruba.

02.a) Ganharei
b) contaremos
c) terão
d) irei

03.a) saquearão
b) armarão/ contratarão
c) dominarão

04. Respostas- exemplos
a)Chapeuzinho Vermelho tem medo do lobo mau.
b)Muitos garotos têm coleções de figurinhas.
c)Hoje, apenas um aluno tem grande número de faltas às aulas.
d)Os três porquinhos não têm uma casa para morar.
( ATENTE PARA: TODA VEZ QUE O SUBSTANTIVO QUE ACOMPANHA O VERBO TER ESTIVER NO SINGULAR, O VERBO TER VIRÁ SEM ACENTO E TODA VEZ QUE O SUBSTANTIVO QUE ACOMPANHA O VERBO TER ESTIVER NO PLURAL, O TER VIRÁ COM ACENTO.)

05. RESPOSTAS POSSÍVEIS
a)Depressa
b)Ali
c)Logo

06.a) Ele/ eu/esta/ essa / engoli-la
b) ele = o homem/ eu = o homem/ esta= comida/ essa= comida/ a (La) = comida.

07.a) eles
b) nós
c) nós
d) peguei-o

08.a) apreciá-lo
b) abri-lo
c) alcançá-lo
d) detê-lo

09.
Vagava ela bêbada e contente,
Na rua, quando de repente
Viu a coisa preta,
Rolou na sarjeta
E um porco deitou-se ao seu lado,
Tranqüilo e acomodado.
Ficou lá, caída
Tonta e dolorida.
Eis quando, naquela hora,
Passei por ali eu
De cara orgulhosa,
E falei, desdenhosa (o):
“Conhece-se um tipo imundo
Por sua companhia no mundo!”.
Ouvindo isso, o porco,
Que estava de borco,
Ergueu-se e zás! – foi-se embora.

10. a) a Língua
b) Ao fato de Isaac ter resultados ruins na aprendizagem de línguas mortas

11.O pronome a refere-se à língua dos antigos romanos, o Latim.

12.a) sexta b) seis, sexagésimo

15.a) Nos itens A (dez; 15) e B (quatro e 25)
b) A palavra uns (pronome indefinido)
c) A expressão é “ De tempos em tempos” e refere-se ao espaço de tempo em que acontece a colheita parcial das árvores.
d) No item C, a quantificação é exata devido ao emprego dos numerais 3 2 4. O item E apresenta inexatidão em virtude do trecho “entre os 15 e 18 anos”
e) o texto perderia a quantificação relativa ao tempo e à altura das plantas.

Um comentário:

Alice disse...

Pro Juba não entendi o exercício
4 da pág. 92!
Eu sei que vc colocou a correção no blog mais eu não entendi absolutamente nada!
Me ajude por favor pode me responder por e-mail(Alicefernandessilvalima@hotmail.com) ou pelo blog mesmo!
Espero sua ajuda
Bjs Alice 6P5