sábado, 10 de setembro de 2011

6P1/6P3/6P5 - correção dos exercícios página 20 a 26

Pessoal, como havíamos combinado, segue abaixo a correção dos exercícios das páginas 20 a 26. Qualquer dúvida entrem em contato.

beijos

Jujuba


01. O tio encontrou o sobrinho.
O sobrinho encontrou o tio.

02. a) Abreviatura: redução, fixa na língua escrita e de uso geral, de uma palavra ou locução
b) Calendário: folha, tabela, almanaque, impresso em que se indicam os dias, as semanas e os meses do ano, ger. destacando os feriados, as festas nacionais e as fases da Lua.
c) Fotografia: arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível (como um filme), pela ação de energia radiante, esp. a luz.
d) Quebra-cabeça : jogo que consiste em combinar diferentes peças para com elas formar um todo, que pode ser uma figura, um mapa, uma frase etc.

03. Dois indivíduos, Josué Lima e Ariovaldo Pereira, estavam na praça e resolveram ir até uma lanchonete. Apareceu no local um mendigo que os moradores consideravam uma boa pessoa, pedindo dinheiro para comprar um sanduíche. Josué, nervoso, bateu no homem e ordenou-lhe que se retirasse dali. Os policiais apareceram dando tiros. Ariovaldo declarou que, felizmente, ninguém foi preso. E desabafou dizendo a Josué que ele havia agido mal.

04. RESPOSTA EXEMPLO: Você sabe qual foi o suporte mais famoso para a escrita antiga? Como? Não sabe? Pois a pedra sempre foi o suporte por excelência das escritas monumentais. Os hieróglifos egípcios, as inscrições hititas, os fragmentos de Biblos, os caracteres monumentais gregos e latinos são gravados na pedra dura ou, vez por outra, incisos em relevo. Já imaginou quanto se demorava para escrever naquela época? A escrita dita cuneiforme, da Suméria e da Ásia anterior, era, por outro lado, preferentemente traçadas em tabuletas de argila fresca, depois cozidas ao forno. E os chineses? Ah, estes escreviam em suportes que você nem imagina! Os mais antigos caracteres chineses são gravados no bronze ou no casco de tartaruga. Naquela época, as tartarugas não eram mortas para se transformar em pentes, mas em suportes da escrita. E no tempo de Maomé, os árabes usavam muito osso de camelos. Não é incrível pensar que se escrevia em osso e não em cadernos ou no computador, como hoje?

05. a) Relatar fatos sobre a origem dos 26 caracteres que atualmente permitem escrever as palavras em quase todas as línguas do mundo.
b) O pretérito
c) inovação/ até hoje/ há 3.000 anos

06. a) Serviram, são empregadas, trazem, foi, são gravados, (são) incisos, era traçada, (eram) cozidas, são gravadas, usavam, foi, é descrita, era, formavam, eram mandadas, era, foi abandonado, renovam. Porque os fatos narrados ocorreram antes do relato do autor. O pretérito é o tempo característico da narrativa.
b) outrora, ainda, sempre, depois, mais antigos, No tempo de Maomé, até o século VII, no século XI, atualmente.
c) o efeito de distanciamento do autor em relação ao leitor.


07. a) Homem esperto e observador, Francisco de Melo Palheta dá ao Brasil a sua maior riqueza no século XIX, indo à Guiana Francesa tratar de limites, avalia a importância do café. Às escondidas, pois é proibido sair com o produto, carrega mais de mil sementes. Outros dizem ser Francisco Botero, da comitiva do Palheta, quem recolhe, esconde e traz as sementes. Isso, em 1727.
b) no século XIX/ em 1727
c) Resposta Pessoal

08. RESPOSTA POSSÍVEL
Num certo dia/ após terminar o curso/ inicialmente/por algum tempo/ um dia/ após várias horas/ no mesmo instante.

09. Dólar/ oásis/ pátio/ série/ hábil/ vôlei/ biquíni/ júri/ glúten/ óleo/ cárie/ abdômen/ tênis/ ônus/ ravióli/ flúor/ fusível/ névoa/ vírus/ ímã.

10. Ditongos: a, e, f, g,i
Hiatos: b,c,d,h,j

11. a) No verão, a roupa da moda terá a cor cáqui.
b) O sujeito assustou as visitas com um revólver de brinquedo.
c) Esta mulher é verdadeiramente sábia!

EM CASA

01. a) João afirmou várias vezes que iria viajar.
João faria várias viagens.
b) O livro não tinha nenhum valor.
As moedas brasileiras não tinham nenhum valor.

02. a) feliz por ter recebido um prêmio em dinheiro, João afirmou várias vezes a Maria que iria viajar.
Feliz por ter recebido um prêmio em dinheiro, João afirmou a Maria que faria várias viagens.
b) José comprou um livro sem nenhum valor sobre moedas brasileiras.
José comprou um livro sobre moedas brasileiras que não tinham nenhum valor.

03. a) é, começou, há, foi, surgiram, eram, iriam evoluir, originando, mudou, descobriram, moveram, continuam movendo, mudou, inundavam, recuavam, afetou, extinguiram, transformaram, originando. O tempo é o pretérito porque os fatos narrados são anteriores à narração.
b) 3,5 bilhões de anos, primeiros, hoje, aos poucos, durante todos esses anos, por ano, depois, enquanto, novas.

04. PROPAROXÍTONAS: cerâmica, mármore, hieróglifos, árabes, século, técnica, lâminas.
PAROXÍTONAS: substâncias, matérias, ardósia, excelência, egípcios, Suméria, Ásia, monopólio, Plínio, História, matéria-prima, água, comércio.

Nenhum comentário: